Efeito camaleão: você com certeza já foi vítima

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Um novo estudo aponta que olhar para o seu telefone faz com que outras pessoas próximas façam o mesmo em menos de um minuto.

Um grupo de pesquisadores da Itália investigou o “mimetismo humano”, também conhecido como “efeito camaleão”, que aponta que, subconscientemente, replicamos as ações físicas de outro ser humano.

Os especialistas dizem que copiar o uso do smartphone é semelhante ao conhecido fenômeno do “bocejo contagioso”, isto é, quando um indivíduo boceja em resposta a outra pessoa que o faz.

Em experimento realizado pelos italianos, de um total de 184 pessoas, metade replicou a ação de tocar e olhar para o telefone 30 segundos após um gatilho subconsciente, aponta o estudo dos pesquisadores.

No estudo, os pesquisadores da Universidade de Pisa afirmam:

“As descobertas aumentam nossa compreensão sobre o mimetismo no uso de smartphones na escala social do dia a dia e indicam que o mimetismo pode estar na base do uso generalizado desses dispositivos em grande escala.”

E acrescentam:

“O uso de smartphones pode aumentar o isolamento social por meio de interferência e interrupção de atividades em andamento na vida real.”

O estudo envolveu 96 homens e 88 mulheres. Todos eles foram observados pelos pesquisadores na Itália entre maio e setembro do ano passado.

Os sujeitos, que desconheciam estar sendo observados para tais fins, eram pessoas conhecidas e desconhecidas dos pesquisadores.

Eles foram observados em seus ambientes sociais naturais durante suas atividades diárias, como no trabalho, restaurantes, cinemas, academias, salas de espera, festas sociais, refeições sociais, parques públicos e ambientes familiares.